Como emagrecer, sem comer menos
Partindo do pressuposto que já temos uma dieta estipulada, existe muito a típica ideia de que devemos reduzir na alimentação, ou em especial nos hidratos, para continuar a queimar gordura.
O que emagrece é défice calórico, Ponto.
E para isso temos 3 principais estratégias: o cardio, a dieta e o treino.
A melhor forma de continuar a perder gordura sem passar fome é precisamente treinar mais.
O treino com cargas é a melhor forma de aumentarmos o nosso gasto calórico, pois para além de queimarmos calorias, estamos a aumentar o potencial de hipertrofia.
E por isso é que temos que ter o nosso volume de treino bem estipulado, pois assim, tal como na dieta e no treino, temos essa variável controlada e sabemos como aumentá-la ou diminui-la.
Diminuir as calorias ingeridas vai inevitavelmente diminuir a nossa qualidade mental no dia-a-dia, diminuir a recuperação e o rendimento nos treinos.
Portanto, já que o volume de treino está diretamente ligado com uma maior hipertrofia, devemos aumentá-lo e tirar proveito de 2 em 1, crescer e emagrecer, que é difícil, mas não é impossível.
Obviamente deve ser analisado caso a caso, até porque nem todos têm tempo “ilimitado” para treinar, mas enquanto o rendimento no treino estiver ok e não sentirmos fadiga acumulada, essa deve ser sempre a principal variável a ajustar.
Portanto, para de tirar os hidratos ao jantar e não durmas na passadeira.
Quem treina de forma periodizada e intensa tem resultados sem passar fome.